"Na Grande Pátria, Nossa Tão Amada, o Culto que lhe Devemos": o Ensino de História no Grupo Escolar Barão de Mipibu - RN (1909-1920)
Contenu principal de l'article
Résumé
O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o ensino de História no Grupo Escolar Barão de Mipibu - RN de 1909 a 1920. O seu objetivo é discutir como essa disciplina tornou-se elemento colaborador na formação do imaginário social republicano. As fontes analisadas na pesquisa foram Diários de Classe e o livro didático de História da instituição. O estudo se encontra inserido na História da Educação. Como aporte teórico foi utilizado as contribuições de Carvalho (1990) sobre a formação do imaginário social na República brasileira e Chervel (1990) acerca da História das disciplinas escolares. Â O trabalho possibilitou a compreensão da organização da disciplina História no Brasil ao longo dos tempos e de forma particular como via de contribuição da formação do cidadão brasileiro no início da República.
Palavras-chave: Ensino de História. Grupo Escolar. Imaginário.
Abstract
This study has as research object the history teaching at the school group of Barão de Mipibu - RN from 1909 to 1920. It aims to discuss about how that discipline has become a collaborator element in the formation of the republican social imaginary. The analyzed sources in the research were the classes diaries and the history textbook of the instituition. The study is inserted in the History of Education. As a theoretical framework was used Carvalho's (1990) contributions about the formation of social imaginary in the Brazilian Republic and Chervel  (1990) about the history of school subjects. The work enabled the understanding of the organization of the discipline history in Brazil over time and especially as a way of contribution of the brazilian citizen formation in the beginning of the Republic.
Keywords:Â History teaching. School group. Imaginary.
Resumen
El presente trabajo tiene por objetivo de pesquisa la enseñanza de Historia en el Grupo Escolar Barão de Mipibu - RN de 1909 a 1920. Su objetivo es discutir como esa disciplina se ha tornado elemento colaborador en la formación del imaginario social republicano. Las fuentes analizadas en la pesquisa fueron los Diarios de Clase y el libro didáctico de Historia de la institución, bien como la legislación educacional local. El estudio se encuentra inserido en la Historia de la Educación. Como aporte teórico se utilizó las contribuciones de Carvalho (1990) sobre la formación del imaginario social na República brasileña y Chervel (1990) acerca de la Historia de las disciplinas escolares. El trabajo ha viabilizado la comprensión de la organización de la disciplina Historia en Brasil a lo largo de los tiempos y de forma particular como camino a la contribución para la formación del ciudadano brasileño en el inicio da República.
Palavras Clave: Enseñanza de Historia; Grupo Escolar; Imaginario
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).