A História do Curso de Pedagogia do Instituto Educacional Dom Bosco de Santa Rosa/RS
Contenu principal de l'article
Résumé
A História do Curso de Pedagogia do Instituto Educacional Dom Bosco de Santa Rosa/RS
The Pedagogy Course History of Educational Institute Dom Bosco from Santa Rosa/RS
La Historia del Curso de Pedagogía del Instituto Educacional Dom Bosco de Santa Rosa/Rs
Resumo Este texto foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, com o propósito de realizar um resgate histórico dos 17 anos de funcionamento do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (FFCLDB) de Santa Rosa/RS. A ênfase do resgate histórico tem o propósito de analisar e compreender qual o perfil da concepção ontoantropopedagógica e curricular do curso de Pedagogia desde sua criação em 1976 até sua extinção em 1993. Procuramos explicitar como o sistema preventivo de Dom Bosco e, de certa forma, a Pedagogia salesiana demarcaram o espaço e o ambiente educativos e quais as possíveis implicações e os desdobramentos desse ideário católico para a organização e o funcionamento do curso de Pedagogia do IEDB.
Palavras-chave: História; Curso de Pedagogia; Pedagogia Salesiana
Abstract This text was built from a bibliographical and documentary research, with the purpose of doing a historical review of the seventeenth year of operation of the Pedagogy Course of the Philosophy, Science and Linguistics College Dom Bosco (FFCLDB) from Santa Rosa/RS. The historical review emphasis aims at analyzing and understanding which is the profile of the ontoanthropological and curricular conception of the Pedagogy Course since its creation in 1976 until its extinction in 1993. The idea is to explain how Dom Bosco's Preventive System and, somehow, Salesian Pedagogy demarcated space and education environments and also which are the possible implications and the ramifications of Catholic ideals for the organization and the operation of the Pedagogy Course of the Educational Institute Dom Bosco (IEDB).
Keywords: History; Pedagogy Course; Salesian Pedagogy.
Resumen Este texto fue elaborado a partir de una investigación bibliográfica y documental, con el fin de realizar un rescate histórico de los 17 años de funcionamiento del curso de Pedagogía de la Facultad de Filosofía, Ciencias y Letras Dom Bosco (FFCLDB) de Santa Rosa / RS. El énfasis del rescate histórico tiene como objetivo analizar y comprender cual el perfil de la concepción onto-antropopedagógica y curricular del curso de Pedagogía desde su creación en 1976 hasta su extinción en 1993. Buscamos explicitar cómo el sistema preventivo de Dom Bosco y, de alguna forma, la Pedagogía salesiana demarcan el espacio y el ambiente educativos y cuáles las posibles implicaciones y los desdoblamientos de este ideario católico para la organización y el funcionamiento del curso de Pedagogía del IEDB.
Palabras Clave: Historia; Curso de Pedagogía; Pedagogía Salesiana.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).