A emergência da disciplina História da Educação Matemática

Contenu principal de l'article

David Antonio da Costa

Résumé

A emergência da disciplina História da Educação Matemática

Emergence of the academic discipline of History of Math Education

La emergencia de la disciplina Historia de la Educación Matemática

Resumo A História da Educação Matemática (HEM) se constitui como um campo disciplinar: possui integrantes de grupos que compartilham conhecimentos, métodos, programas e conteúdo de referência movidos por consensos que se autorregulam. O objetivo deste artigo é apresentar como a HEM se institui no tempo fazendo um paralelo com a constituição de outro campo anterior: a Educação Matemática. O texto dialoga com autores da História da Matemática (SCHUBRING, 2014); Educação Matemática (KILPATRICK, 1996), História da Educação Matemática (VALENTE, 2014) e História das Ciências (LENOIR, 2004). No final, apresentamse considerações acerca da disciplina História da Educação Matemática implementada em um curso de licenciatura de uma universidade federal.

Palavras chave: Disciplina; Campo disciplinar; História da educação matemática.

Abstract The History of Mathematics Education (HEM) is constituted as a disciplinary field: it has members of groups that share knowledge, methods, programs and content of reference driven by consensuses that self regulate. The aim of this article is to present how the HEM establishes itself in time, making a parallel with the constitution of another previous field: Mathematical Education. The text dialogues with authors of the History of Mathematics (SCHUBRING, 2014); Mathematical Education (KILPATRICK, 1996), History of Mathematics Education (VALENTE, 2014) and History of Science (LENOIR, 2004). In the end, we present some considerations about the History of Mathematics Education course implemented in a teacher training course at a federal university.

Keywords: Discipline; Disciplinary field; History of mathematics education.

Resumen La Historia de la Educación Matemática (HEM) se constituye como un campo disciplinario: cuenta con miembros de grupos que comparten conocimientos, métodos, programas y contenidos de referencia impulsados por consensos que se auto-regulan. El objetivo de este artículo es presentar cómo la HEM se establece en el tiempo, haciendo un paralelo con la constitución de otro campo anterior: Educación Matemática. El texto dialoga con autores de la Historia de las Matemáticas (SCHUBRING, 2014); Educación Matemática (KILPATRICK, 1996), Historia de la Educación Matemática (VALENTE, 2014) e Historia de las Ciencias (LENOIR, 2004). Al final, presentamos algunas consideraciones sobre el curso de Historia de la Educación Matemática implementado en un curso de formación inicial de maestros en una universidad federal.

Palabras clave: Disciplina; Campo disciplinario; Historia de la educación matemática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
da Costa, D. A. (2018). A emergência da disciplina História da Educação Matemática. Cadernos De História Da Educação, 16(3), 640–652. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-5
Rubrique
Dossiê: História da Educação Matemática e Formação de Professores que Ensinam Matemática