Educação e docência feminina no Brasil do Século XIX: avanços e desafios
Contenu principal de l'article
Résumé
Este estudo busca historicizar a educação feminina em um determinado momento histórico, especificamente no final do século XIX, a partir das ideias presentes no mundo, no Brasil e em Pernambuco. Está inserido em uma investigação mais ampla sobre a formação docente feminina desde seu início até o limiar do século XX. Tem caráter bibliográfico e
documental, com base em fontes, autores, documentos, jornais e periódicos com o objetivo de (re)construir aspectos da realidade social pernambucana relativos ao tema, através do ambiente social, que apontava para uma "comunidade de sentido", uma preparação da
sociedade para a aceitação de novas ideias que se pretendiam "modernas". Essa movimentação social se fez de baixo para cima, pela livre difusão das ideias, pelo convencimento, com farto uso da imprensa e por ações educativas, revelando a crença nos poderes da educação para a implantação de uma desejada sociedade moderna, fundada na
urbanização e industrialização.
Palavras-chave: Mulher. Educação. História. Docência.
Women education and teaching in Brazil in the XIX Century:
advances and challenges
Abstract
This study seeks to historicize women's education in a particular historical moment, specifically in the late nineteenth century. This paper is based on ideas presented in the world, in Brazil and Pernambuco. It is part of a wider investigation of women teacher training from its beginning to the boundary of the twentieth century. Its bibliographical and documentary character, based on sources, authors, documents, journals and
periodicals in order to(re) build aspects of social reality of Pernambuco related to the topic through the social environment, which pointed to a "sense of community", preparating the society for the acceptance of new ideas that are intended to be "modern". This social movement was made from the bottom to the top, by the free dissemination of ideas, by conviction, with abundant use of media and educational activities, revealing a belief in the power of education to implement a desired modern society, founded in urbanization and industrialization.
Keywords: Woman. Education. History. Teaching.
Educación y docencia femenina en el Brasil del siglo XIX:
avances y desafíos
Resumen
Este estudio busca un historización de la educación femenina en un determinado momento histórico, específicamente en el final del siglo XIX, a partir de las ideas presentes en el mundo, en Brasil y en Pernambuco. Esta inserido en una investigación más amplia sobre la formación docente femenina desde su inicio hasta el umbral del siglo XX. Tiene carácter bibliográfico y documental, con base en fuentes, autores, documentos, periódicos con el objetivo de (re)construir aspectos de la realidad social pernambucana relativos al tema, a través del ambiente social, que apuntaba para una "comunidad de sentido", una preparación de la sociedad para la aceptación de nuevas ideas que se pretendían
"modernas". Esa movilización social se hiso de abajo hacia arriba, por la libre difusión de las ideas, por el convencimiento, con uso abundante de la prensa y por acciones educativas, revelando la creencia en los poderes de la educación para la implantación de una deseada sociedad moderna, fundada en la urbanización e industrialización.
Palabras-clave: Mujer. Educación. Historia. Docencia.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).