A legislação como fonte para a História da Instrução Primária Maranhense

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Cesar Augusto Castro

Résumé

A legislação educacional constitui-se em uma importante ferramenta de investigação do campo da história da educação por possibilitar uma ampla e fértil compreensão do movimento educativo em determinado tempo e lugar. Neste artigo busca-se entender o uso dessa fonte como recurso para a pesquisa sobre a instrução primária maranhense nas últimas décadas do período imperial e início do Período Republicano. Discute-se o processo econômico, político, social que contribuíram para a criação e expansão das instituições escolares e as várias reformas educativas que objetivaram o desenvolvimento do Maranhão por meio da instrução. Conclui-se que a legislação reproduz o desejo dos dirigentes em inserir na Província ou no Estado as ideias de progresso e de modernidade educativas em vigência no Brasil.
Palavras-chave: Instrução pública. Legislação Educacional. Estado do Maranhão.

The brazilian educational legislation as source to the History of Primary
Instruction in the State of Maranhão

Abstract
The Brazilian educational legislation constitutes an important tool of investigation in the field of the history of education by enabling a broad and fertile understanding of the educative movement in a certain time and place. The aim of this article is to understand the use of this source as a resource for research on the primary education in the State of Maranhão in the last decades of the Imperial period and in the beginning of the Republican Period. It discusses the economic, political, and social process, which have contributed to the creation and expansion of educational institutions and several educative reforms, which aimed for the development of the State of Maranhão by means of instruction. The conclusion is that the legislation reproduces managers' desire to insert the Province or the State in the ideas of progress and modernity of education in force in Brazil.
Keywords: Public Instruction. Educational Legislation. State of Maranhão.

A legislación como fuente para la Historia de la Instrucción Primaria Maranhense

Resumen
La legislación se constituye en una importante herramienta de investigación en el campo de la historia de la educación por posibilitar una amplia y fértil comprensión del movimiento educativo en determinado tiempo y lugar. En este artículo se trata de comprender el uso de esta fuente como un recurso para la investigación de la enseñanza primaria maranhense en la última década del periodo imperial e inicio de la época republicana. Se discute el proceso económico, político, social que contribuyó para la creación y la expansión de las instituciones escolares y las varias reformas educativas que objetivaron el desarrollo de Maranhão por medio de la educación. De ello se desprende que la legislación reproduce el deseo de los líderes en inserir en la provincia o en el estado las ideas vigentes de progreso y de modernidad educativa en Brasil.
Palabras-clave: Instrución pública. Legislación Educacional. Estado de Maranhão.

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Renseignements sur l'article

Comment citer
Castro, C. A. (2017). A legislação como fonte para a História da Instrução Primária Maranhense. Cadernos De História Da Educação, 16(1), 030–044. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38459
Rubrique
Dossiê: Produção de conhecimentos, difusão e ensino na (e da) História da Educação
Biographie de l'auteur-e

Cesar Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágios de pós-doutorado concluídos na Universidade de São Paulo e na Universidade do Porto. Professor da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2). E-mail: ccampin.ufma@gmail.com; ccampin@terra.com.br