Balanço da produção recente no campo da História das Disciplinas Escolares: o exemplo das teses de doutoramento (Portugal, 2005-2015)

Contenu principal de l'article

Joaquim Pintassilgo
Carlos Beato

Résumé

Resumo:
Pretendemos realizar um balanço da produção portuguesa recente em História da Educação, tomando como exemplo as teses de doutoramento passíveis de inserção no campo específico da história das disciplinas escolares. Selecionámos, para o efeito, o período delimitado pelos anos de 2005 e 2015. A história das disciplinas escolares é um campo consolidado no interior da investigação histórico-educativa, o qual possui uma fundamentação teórica sólida, um conjunto diversificado de fontes e uma certa tradição de pesquisa, no que se refere aos procedimentos metodológicos e à utensilagem conceptual. Num campo que atingiu uma certa estabilidade, e que podia correr algum risco de estagnação, procuraremos identificar os desafios que lhe estão a ser lançados, as abordagens que o procuram renovar e as tendências que se abrem à investigação futura, assumindo a especificidade mas também a exemplaridade de que se reveste este campo particular no conjunto da pesquisa em História da Educação.
Palavras-chave: História da Educação; história das disciplinas escolares; balanço da produção.

The portuguese research in the field of History of School Subjects: the example of doctoral theses (2005-2015)

Abstract
We intend to carry out a balance of the recent Portuguese production in History of Education, using the doctoral theses that can be placed in the specific field of history of school subjects as an example. For this purpose, we selected the period delimited by the years of 2005 and 2015. The history of school subjects is a consolidated field within historical and educational research, which involves a solid theoretical foundation, a diversified set of sources, and a particular research tradition regarding methodological procedures and conceptual tools. In a field that has reached a certain degree of stability, and that could have some risk of stagnation, we will try to identify its challenges, the approaches seeking its renewal, and the trends for future research, assuming the specificity, but also the exemplary, which this particular field contains within the research in History of Education.
Key words: History of Education; history of school subjects; production balance.

La investigación portuguesa en el campo de la Historia de las Materias Escolares: el ejemplo de las tesis doctorales (2005-2015)

Resumen
Tenemos la intención de hacer un balance de la producción portuguesa reciente en la historia de la educación, tomando como ejemplo las tesis doctorales elegibles para el campo específico de la historia de las materias escolares. Hemos seleccionado para este propósito el período definido por los años 2005 y 2015. La historia de las materias escolares es un campo consolidado dentro de la investigación histórica y educativa, que tiene una sólida base teórica, un conjunto diverso de fuentes y una cierta tradición de investigación, en relación con los procedimientos metodológicos y las herramientas conceptuales. En un campo que ha alcanzado una cierta estabilidad, y podría correr un cierto riesgo de estancamiento, se trata de identificar los desafíos que se colocan, los enfoques que tratan de renovarlo y las tendencias que se abren a la investigación futura, asumiendo la especificidad, sino también el carácter ejemplar que ofrece este campo en particular de la investigación en historia de la educación.
Palabras clave: Historia de la Educación; historia de las materias escolares; balance de la producción.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Pintassilgo, J., & Beato, C. (2017). Balanço da produção recente no campo da História das Disciplinas Escolares: o exemplo das teses de doutoramento (Portugal, 2005-2015). Cadernos De História Da Educação, 16(1), 045–063. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38238
Rubrique
Dossiê: Produção de conhecimentos, difusão e ensino na (e da) História da Educação
Bibliographies de l'auteur-e

Joaquim Pintassilgo, Universidade de Lisboa

Doutor em História pela Universidade de Salamanca. Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. E-mail: japintassilgo@ie.ulisboa.pt

Carlos Beato, Universidade de Lisboa

Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. E-mail: carlosalbertobeato@gmail.com