INSTITUIÇÕES ESCOLARES: CONCEITO, HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E PRÁTICAS
Contenu principal de l'article
Résumé
O presente artigo trata do conceito de instituição em seus desdobramentos para a história, historiografia e práticas das instituições educativas. O texto se encontra estruturado em dois momentos. No primeiro, partindo das quatro acepções do termo "instituição", destaca suas principais características, buscando precisar o significado da expressão "instituições educativas". No segundo momento lança idéias para a história, a historiografia e a análise das práticas das instituições escolares, trazendo elementos para o debate sobre a utilização da noção de "cultura escolar" na análise das práticas pedagógicas e para a compreensão da origem e desenvolvimento histórico da escola, vista como um fenômeno de continuidade na descontinuidade.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Saviani, D. (2008). INSTITUIÇÕES ESCOLARES: CONCEITO, HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E PRÁTICAS. Cadernos De História Da Educação, 4. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/382
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).