Educar nos e para os preceitos higienistas: Juiz de Fora (1889-1906)
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Résumé
O trabalho é resultante do projeto de pesquisa .A formação do Município Pedagógico e a
descentralização do ensino no Brasil: análise de alguns municípios de Minas Gerais no início da República (1889-1906)., financiado por CNPq e FAPEMIG. Iniciado com o município de Uberabinha (Uberlândia), foi ampliado e passou a incluir mais quatro cidades mineiras na pesquisa . Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba e Araguari. Juiz de Fora será privilegiada neste trabalho, utilizando categorias comuns de análise, para se aquilatar as proximidades e os distanciamentos na formação do município pedagógico nas diferentes localidades do estado. O limite temporal estabelecido compreende o período entre 1889 e 1906, abrangendo desde o início da República até a reforma João Pinheiro, que institui o sistema de grupos escolares no estado, abrindo caminho para uma nova fase na educação mineira. A educação será abordada como tema central e analisada na sua relação com o subtema higiene, tão propalado no período abordado por este trabalho e sobre o qual foram alicerçadas as bases da educação nacional e, como não poderia deixar a ser, a juizdeforense.
descentralização do ensino no Brasil: análise de alguns municípios de Minas Gerais no início da República (1889-1906)., financiado por CNPq e FAPEMIG. Iniciado com o município de Uberabinha (Uberlândia), foi ampliado e passou a incluir mais quatro cidades mineiras na pesquisa . Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba e Araguari. Juiz de Fora será privilegiada neste trabalho, utilizando categorias comuns de análise, para se aquilatar as proximidades e os distanciamentos na formação do município pedagógico nas diferentes localidades do estado. O limite temporal estabelecido compreende o período entre 1889 e 1906, abrangendo desde o início da República até a reforma João Pinheiro, que institui o sistema de grupos escolares no estado, abrindo caminho para uma nova fase na educação mineira. A educação será abordada como tema central e analisada na sua relação com o subtema higiene, tão propalado no período abordado por este trabalho e sobre o qual foram alicerçadas as bases da educação nacional e, como não poderia deixar a ser, a juizdeforense.
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Resende, L. A. V. de, & Neto, W. G. (2010). Educar nos e para os preceitos higienistas: Juiz de Fora (1889-1906). Cadernos De História Da Educação, 8(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3719
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