Liberalismo e Educação no início do Século XX
Contenu principal de l'article
Résumé
Com a alteração no modo de produção e na forma de governo após a Proclamação da República, o terreno para a consolidação do liberalismo tornou-se fértil. Embora as ideias liberais estivessem já presentes na retórica de dissidentes no período imperial, o liberalismo não fazia sentido até então, por ser uma sociedade escravista e com uma indústria primária. Para a garantia da manutenção desse ideário, era mister a expansão de valores, ideias e opiniões, bem como a disseminação da uniformização e da padronização destes com vistas à manutenção da ordem, obtido por dois instrumentos: a imprensa e a educação. Para a garantia mais efetiva e expressiva do consenso e sua legitimação, foram criados, num estreito vínculo entre ideologia, educação e imprensa, os periódicos educacionais. O presente artigo, parte de um trabalho de doutorado, tem por objetivo analisar a disseminação do liberalismo via educação nos excertos da Revista "A Escola", o Grêmio dos Professores Públicos do Estado, 1906-1910.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Nascimento, M. I. M., & Zanlorenzi, C. M. P. (2016). Liberalismo e Educação no início do Século XX. Cadernos De História Da Educação, 14(3). https://doi.org/10.14393/che-v14n3-2015-10
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).