José Ricardo Pires de Almeida entre duas vocações: a política e a ciência
Contenu principal de l'article
Résumé
O objetivo deste artigo é analisar a obra L`Instruction Publique au Brésil: Histoire - Législation, escrita por Pires de Almeida, em 1889. Partimos da problematização de dois aspectos específicos: por um lado, pretendemos explicitar as convicções políticas defendidas pelo autor, particularmente a ideia da superioridade da instrução pública no Brasil em relação aos demais países da América do Sul; e, por outro, investiremos na discussão das características que legitimaram esta narrativa como expressão de uma concepção da escrita da história que visava interpretar o passado com isenção e objetividade. Nesse sentido, ao longo da análise, demonstramos que o texto revela esta tensão permanente entre duas vocações: a política e a ciência.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Vieira, C. E. (2016). José Ricardo Pires de Almeida entre duas vocações: a política e a ciência. Cadernos De História Da Educação, 14(3). https://doi.org/10.14393/che-v14n3-2015-2
Numéro
Rubrique
DOSSI
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).