FORMANDO OS BONS TRABALHADORES: OS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES EM JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS.
Contenu principal de l'article
Résumé
A implementação dos Grupos Escolares, em 1907, na cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, constitui o novo espaço escolar da cidade, criado à luz da Reforma Educacional proposta para Minas Gerais em 1906. A sua instalação é resultado das aspirações culturais e das lideranças políticas, que se tornaram importantes fatores na conjugação das relações de poder econômico e político entre a esfera municipal e estadual. Para tanto, o texto aponta a importância da instalação do Grupos Escolares estaduais, enquanto local de educação para os filhos da classe pobre, que vieram ajudar a complementar o projeto educacional já existente na cidade, o qual assegurava, até então, somente a educação dos filhos da elite industrial.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Yazbeck, D. C. de M. (2008). FORMANDO OS BONS TRABALHADORES: OS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES EM JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS. Cadernos De História Da Educação, 2. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/331
Numéro
Rubrique
Dossiê: História das Instituições Escolares I
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).