SIMULAÇÃO E OFENSIVA - MOVIMENTAÇÕES CATÓLICAS E REIVINDICAÇÃO DO ENSINO DA RELIGIÃO NO CURSO LICEAL (PORTUGAL, DÉCADA DE 1890)
Contenu principal de l'article
Résumé
Nos anos finais de 1890, e tendo como detonador a Reforma do Ensino Secundário, estimulada por Jaime Moniz, em 1895, geraram-se múltiplas reações. Umas foram protagonizadas pelos diferentes setores liberais, e outras dinamizadas pelos movimentos neocatólicos, ambas, no essencial, visaram contestar diversos aspetos da Reforma. Interessa-nos dissecar os argumentos dos católicos, particularmente, por um inesperado objetivo: a urgente necessidade de instituir a disciplina de Ensino Católico. O cerne do debate residiu precisamente na retórica utilizada para legitimar essa reivindicação, que ultrapassando o mero registo de uma putativa disciplinar curricular, se embebe no âmago da intrínseca natureza da dinâmica de modernização da sociedade portuguesa.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Afonso, J. A. (2014). SIMULAÇÃO E OFENSIVA - MOVIMENTAÇÕES CATÓLICAS E REIVINDICAÇÃO DO ENSINO DA RELIGIÃO NO CURSO LICEAL (PORTUGAL, DÉCADA DE 1890). Cadernos De História Da Educação, 13(1). https://doi.org/10.14393/che-v13n1-2014-2
Numéro
Rubrique
Dossiê: dimensões laico e religiosas no espaço Luso-Brasileiro nos séculos XIX e XX
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).