A COLÓNIA CORRECIONAL DE VILA FERNANDO (1880 - DÉCADA DE 30 SÉC. XX): REGENERAR, EDUCAR E TRABALHAR
Contenu principal de l'article
Résumé
O propósito deste trabalho consiste na compreensão dos processos que conduziam os menores delinquentes portugueses à reabilitação social. Partimos de um enquadramento teórico ancorado na História da Educação que possibilita, em articulação com as fontes utilizadas, a construção de interpretações sobre o modo de transformar menores perigosos em indivíduos socialmente úteis e produtivos. Para fundamentar este processo de reeducação ocupamo-nos de uma instituição criada para o efeito: a Colónia Correcional de Vila Fernando (Elvas, Portugal). Defenderemos que a inclusão social dos menores delinquentes, em Portugal, passava por contextos técnico-institucionais específicos onde circulavam sujeitos e saberes que conduziam os menores à aquisição de comportamentos aceites por via da educação, disciplina e do trabalho.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Ferreira, A. G. A., & Henriques, H. M. G. (2014). A COLÓNIA CORRECIONAL DE VILA FERNANDO (1880 - DÉCADA DE 30 SÉC. XX): REGENERAR, EDUCAR E TRABALHAR. Cadernos De História Da Educação, 13(1). https://doi.org/10.14393/che-v13n1-2014-12
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).