O PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÃRIA EM MINAS GERAIS: ALGUNS DEVERES HIGIENISTAS, NACIONALISTAS E PEDAGÓGICOS (1906-1927)
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo apresenta alguns deveres específicos, propostos pelo governo do Estado de Minas Gerais para o professor da escola primária no período de 1906 a 1927, a fim de torná-lo um agente de produção e reprodução de pressupostos de modernidade e progresso. Para efeito analítico, os deveres docentes foram agregados em três categorias - higienistas, nacionalistas e pedagógicas -,a partir da legislação e de mensagens dos presidentes do Estado. Em suma, dois aspectos foram constatados. De um lado, o Estado para ser moderno viu-se obrigado a incluir uma organização racional e hierárquica do ensino e da carreira docente, e, do outro, a valer-se de estratégias de controle do trabalho docente, ainda que, quase sempre, esbarrasse nas resistências dos sujeitos que participavam do cotidiano escolar.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Freitas, V. G. P. de, & Durães, S. J. A. (2014). O PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÃRIA EM MINAS GERAIS: ALGUNS DEVERES HIGIENISTAS, NACIONALISTAS E PEDAGÓGICOS (1906-1927). Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-20
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).