ESTATÃSTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: IMPLICAÇÕES
Contenu principal de l'article
Résumé
Este texto põe em relevo a importância da estatística educacional para a constituição e consolidação do processo de escolarização no Brasil. Buscamos argumentar que a estatística constitui-se em uma importante estratégia de governamentabilidade mobilizada pelos estados nacionais e demonstrar como o estudo das formas como as categorias por meio das quais a realidade é dada a ler estatisticamente nos ajudam a compreender o processo de escolarização no Brasil. A estatística como conhecimento, método e modo de exposição contribui fortemente para a ordenação dos sistemas de ensino e, no mesmo ato, para a produção de modos de classificação escolares e, portanto, sociais.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Caldeira-Machado, S. M., Biccas, M. de S., & Filho, L. M. de F. (2014). ESTATÃSTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: IMPLICAÇÕES. Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-16
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).