EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS ÓRFÃOS (RIBEIRA DO SERIDÓ, CAPITANIA DO RIO GRANDE DO NORTE, SÉC. XVIII)
Contenu principal de l'article
Résumé
O trabalho discute a relação entre orfandade e educação nos sertões setecentistas da Ribeira do Seridó. A proposta do texto é de entender os mecanismos sociais compensatórios que amparavam a educação das crianças órfãs na periférica Capitania do Rio Grande do Norte. As práticas assistenciais e os agentes participantes delas são analisados através da noção de processualização, na direção civilizatória dessa educação e no sentido da governamentalidade da Coroa no que tange à gestão familiar e populacional. Utilizamos, também, a "categoria nativa" de criação entendida na acepção pedagógica e familiar de ensinar, instruir as crianças nos bons costumes e conforme seu cabedal. Foram investigadas fontes paroquiais (livros de batizados, casamentos e óbitos) e a documentação produzida pelas famílias coloniais daquela Ribeira (inventários e testamentos). Nos sertões coloniais da Ribeira do Seridó, detectamos a trama jurídica e a assistência educacional aos órfãos promovidas, principalmente, pelo agente público do juizado de órfãos e pelo amparo particular da família.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Macêdo, M. K. de, & Araújo, M. M. de. (2014). EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS ÓRFÃOS (RIBEIRA DO SERIDÓ, CAPITANIA DO RIO GRANDE DO NORTE, SÉC. XVIII). Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-14
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).