INFÂNCIA, JOGOS E BRINQUEDOS NA MODERNIDADE
Contenu principal de l'article
Résumé
O artigo demonstra que na modernidade houve uma mudança significativa em relação à infância e suas práticas lúdicas. Inspirando-me nas ideias de Ariès (1981), de Manson (2002), Darnton (1988) entre outros, é possível afirmar que presenciamos a construção histórica de novas sensibilidades em torno da criança que foram gradual e sistematicamente separadas do mundo dos adultos. Nesse processo os jogos, os brinquedos, os contos populares, os divertimentos em geral, foram sendo disciplinados e racionalizados. Ao explicitar esse movimento demostro como o universo lúdico foi sendo inseridos nos tratados de educação, sobretudo em Comenius, Locke e Rousseau. Enfatizo as relações de gênero nas práticas lúdicas e constato que construção de gênero é histórico-cultural e não natural como propunha a grande maioria dos filósofos desse período.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Bernardes, E. L. (2014). INFÂNCIA, JOGOS E BRINQUEDOS NA MODERNIDADE. Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-8
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).