A ESCOLA COMUNITÁRIA TEUTO-BRASILEIRA - UM ESTUDO SOBRE A DIRETRIZ METODOLÓGICA

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Dulce Maria Strieder
Anna Maria Pessoa de Carvalho

Résumé

O texto trata da origem e da atuação da escola comunitária teuto-brasileira, implantada pelos imigrantes alemães colonizadores de regiões do Rio Grande do Sul, mantida e ampliada por seus descendentes até a nacionalização do ensino decretada em 1938. O foco do trabalho está na educação das colônias católicas, especialmente no que diz respeito à sua diretriz metodológica. É apresentado um estudo sobre as orientações didático-pedagógicas na década de 1920, que demonstram o elevado nível de reflexão e de organização das atividades das escolas comunitárias.

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Comment citer
Strieder, D. M., & de Carvalho, A. M. P. (2014). A ESCOLA COMUNITÁRIA TEUTO-BRASILEIRA - UM ESTUDO SOBRE A DIRETRIZ METODOLÓGICA. Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-6
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