A ESCOLA COMUNITÁRIA TEUTO-BRASILEIRA - UM ESTUDO SOBRE A DIRETRIZ METODOLÓGICA
Contenu principal de l'article
Résumé
O texto trata da origem e da atuação da escola comunitária teuto-brasileira, implantada pelos imigrantes alemães colonizadores de regiões do Rio Grande do Sul, mantida e ampliada por seus descendentes até a nacionalização do ensino decretada em 1938. O foco do trabalho está na educação das colônias católicas, especialmente no que diz respeito à sua diretriz metodológica. É apresentado um estudo sobre as orientações didático-pedagógicas na década de 1920, que demonstram o elevado nível de reflexão e de organização das atividades das escolas comunitárias.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Strieder, D. M., & de Carvalho, A. M. P. (2014). A ESCOLA COMUNITÁRIA TEUTO-BRASILEIRA - UM ESTUDO SOBRE A DIRETRIZ METODOLÓGICA. Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-6
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).