INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO NA NOVA ARTE DE ENSINAR DE RATKE: UM PROJETO CONSTITUÃDO PARA A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE
Contenu principal de l'article
Résumé
O tema deste artigo são as funções sociais atribuídas aos instrumentos didáticos por Wolfgang Ratke (1571-1635) em sua Nova Arte de Ensinar. Elas se solidificam no ensino por meio de manual, livro, livro de leitura, livro de ensino, livro escolar, guia, compêndio e tabela. Este texto analisa o conceito de Didática e os conceitos básicos de Ratke que põem em evidência uma organização do trabalho didático, em que a objetivação do trabalho convive com a subjetividade docente. Conclui afirmando que os manuais didáticos, definidos por Comenius (confeccionado de tal forma que contém tudo o que o professor necessita para sua aula), não estão totalmente presentes nos recursos didáticos ratiquianos. A maior parte dos livros escolares do didático alemão apresenta-se como um guia, útil para fornecer ao professor um fio condutor (.Leifaden.), no intuito de a subjetividade do mestre-do-ensino organizar o trabalho didático.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Hoff, S. (2013). INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO NA NOVA ARTE DE ENSINAR DE RATKE: UM PROJETO CONSTITUÃDO PARA A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-4
Numéro
Rubrique
Dossiê: instrumentos do trabalho didático
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).