INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO NA NOVA ARTE DE ENSINAR DE RATKE: UM PROJETO CONSTITUÍDO PARA A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE

Contenu principal de l'article

Sandino Hoff

Résumé

O tema deste artigo são as funções sociais atribuídas aos instrumentos didáticos por Wolfgang Ratke (1571-1635) em sua Nova Arte de Ensinar. Elas se solidificam no ensino por meio de manual, livro, livro de leitura, livro de ensino, livro escolar, guia, compêndio e tabela. Este texto analisa o conceito de Didática e os conceitos básicos de Ratke que põem em evidência uma organização do trabalho didático, em que a objetivação do trabalho convive com a subjetividade docente. Conclui afirmando que os manuais didáticos, definidos por Comenius (confeccionado de tal forma que contém tudo o que o professor necessita para sua aula), não estão totalmente presentes nos recursos didáticos ratiquianos. A maior parte dos livros escolares do didático alemão apresenta-se como um guia, útil para fornecer ao professor um fio condutor (.Leifaden.), no intuito de a subjetividade do mestre-do-ensino organizar o trabalho didático.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Hoff, S. (2013). INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO NA NOVA ARTE DE ENSINAR DE RATKE: UM PROJETO CONSTITUÍDO PARA A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-4
Rubrique
Dossiê: instrumentos do trabalho didático