POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS 1950: PROBLEMATIZANDO OS "ANOS DOURADOS" DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

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Sonia de Castro Lopes

Résumé

O presente trabalho tece considerações sobre a memória que se cristalizou sobre uma das mais tradicionais instituições de formação de professores da cidade do Rio de Janeiro. Partindo da hipótese segundo a qual os idílicos anos dourados apresentam-se como uma construção e mais do que isso - um clichê nostálgico - busca-se, nos limites desse texto, apontar para algumas possibilidades no sentido de apreender evidências capazes de relativizar essa construção já transformada em senso-comum. Nesse sentido, o artigo propõe a discussão das teorias que Pierre Nora (1993) e Jacques Le Goff (1996) estabelecem a respeito das categorias história e memória, bem como a articulação entre as políticas de formação docente e o processo de redemocratização vivido pela sociedade brasileira especialmente no âmbito da cidade do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal.

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Comment citer
Lopes, S. de C. (2013). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS 1950: PROBLEMATIZANDO OS "ANOS DOURADOS" DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-20
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