CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EM CONGREGAÇÕES CATÓLICAS: PRÁTICAS E IMAGENS AGENTES
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo, que nasceu do estudo de quatro congregações - formadas por homens e por mulheres - criadas em meio às aparições marianas ocorridas no século XIX, discute como se dá a construção da memória no catolicismo naquele século com o fim de educar. A fim de observar as mudanças e as permanências nessas congregações, parto das ideias de Frances Yates sobre a arte da memória como parte da Prudência e de Milton Almeida, sobre um programa visual educativo desenvolvido pela Igreja Católica na Idade Média. O objetivo é analisar o uso da memória em duas vias: na construção e difusão de imagens agentes do feminino e nas prescrições de práticas para uso e controle consciente da memória, presentes em textos que contam suas histórias bem como nas regras dessas congregações.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Leonardi, P. (2013). CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EM CONGREGAÇÕES CATÓLICAS: PRÁTICAS E IMAGENS AGENTES. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-18
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).