CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONFORMIDADE MORAL NA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES (1950 A 1980)
Contenu principal de l'article
Résumé
Por que e de que forma estiveram presentes as práticas de moralização na escola durante o seu período de expansão, justamente o período no qual a escola passou a receber uma clientela de origem social bastante distinta daquela que até então vinha freqüentando os bancos escolares? Era preciso controlar a conduta, enquadrar todos em um padrão de comportamento. A escola seria então uma instância privilegiada para formar e incutir hábitos nas pessoas por acompanhá-las por um período longo e durante várias horas por dia. Os valores que a escola buscava incutir nos alunos contrastavam com o ambiente doméstico das crianças. Ao investigar as práticas e as representações de moralização e uniformização dos agentes da escola pública entre os anos de 1950 a 1980 no estado de São Paulo, tomamos como fontes privilegiadas as revistas pedagógicas, os manuais de didática e metodologia do ensino e a legislação escolar. A escolha do período foi determinada com o objetivo de compreender a temática diante da democratização das oportunidades de educação pública, quando a escola passou a receber uma clientela de origem social mais humilde do que aquela que vinha freqüentando os bancos escolares até então. No final da década 1940, teve início um movimento de defesa e expansão da escola pública, laica e gratuita. No caso paulista, a expansão foi efetivada mais fortemente através de uma intensa ocupação do espaço escolar, que contou com a multiplicação de períodos de aula por dia. Para o desenvolvimento da pesquisa, tomamos como eixo norteador a história cultural, que toma por objetivo a compreensão das formas e dos motivos, ou das representações, do mundo social, a fim de compreender a construção da realidade (CHARTIER, 1990).
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Silva, K. N. da. (2013). CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONFORMIDADE MORAL NA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES (1950 A 1980). Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-14
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).