DESVELANDO MEMÓRIAS SOBRE ESCOLAS E EDUCAÇÃO LASSALISTA DO INÍCIO DO SÉCULO XX
Contenu principal de l'article
Résumé
Este trabalho tem como objetivos: compreender a instalação das primeiras escolas lassalistas no Rio Grande do Sul (1907-1930) e sua inserção em uma dinâmica na qual as forças políticas no poder, apoiavam-se em pressupostos positivistas; analisar testemunhos, buscando as representações dos depoentes a respeito das escolas e educação lassalista. Trabalha-se com duas entrevistas do acervo do Arquivo Sonoro e Visual da Memória Lassalista no Rio Grande do Sul, banco de dados desenvolvido no Centro Universitário La Salle (Canoas) desde 2004, envolvendo memórias de indivíduos que, em algum momento de suas vidas, tiveram relações com a educação e escolas lassalistas. Enfatizam-se as fontes orais, mas também se dialoga com documentação escrita. Para analisar os testemunhos, utiliza-se metodologia descrita e aplicada por pesquisadoras na área da Educação (Szymanski, Almeida e Prandini) e, teoricamente, busca-se apoio em Stuart Hall (representações) e Paul Ricoeur (hermenêutica).
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Graebin, C. M. G., & Penna, R. S. (2013). DESVELANDO MEMÓRIAS SOBRE ESCOLAS E EDUCAÇÃO LASSALISTA DO INÍCIO DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-8
Numéro
Rubrique
Articles
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).