A PRESENÇA DO PÚBLICO E DO PRIVADO NA ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE SÃO PAULO E RIBEIRÃO PRETO (1903­-1922)

Contenu principal de l'article

Sérgio César da Fonseca

Résumé

Nos traços gerais da assistência à infância em São Paulo, durante República Velha, sobressai a iniciante edificação de instituições estatais de recolhimento e reforma do caráter, reservadas à delinqüência, em convívio com a teia de organizações privadas e pessoas cuja atenção se voltava para as crianças pobres e abandonadas. Tendo em conta a participação do público e do privado na assistência à infância pobre e, considerando que a cidade de São Paulo é um lugar onde tal tendência se afirmou durante as primeiras décadas republicanas, o intuito deste texto é apontar características que aproximam e, ao mesmo tempo, diferenciam Ribeirão Preto da capital do Estado. Para tanto, o recorte cronológico, delimitado neste texto, toma como referências a abertura do século XX, época em que se consagra a presença de organizações particulares no trato da infância pobre e abandonada em São Paulo, e 1922, ano em que Ribeirão conta com suas primeiras instituições assistenciais privadas especificamente destinadas às crianças.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Fonseca, S. C. da. (2009). A PRESENÇA DO PÚBLICO E DO PRIVADO NA ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE SÃO PAULO E RIBEIRÃO PRETO (1903­-1922). Cadernos De História Da Educação, 8(1). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2285
Rubrique
Articles