RELAÇÃO ESCOLA E FAMÃLIA: UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA
Contenu principal de l'article
Résumé
Família e escola são instituições fundamentais no processo de socialização das crianças e dos jovens, porém, situações de diálogos entre essas instituições são pontuais. Como todas as instituições, ambas são agentes ativos e também fruto da interação social, sofrendo influências diretas da política, da cultura e do processo histórico. Este estudo tem como principal meta fazer uma reflexão a respeito da construção da relação entre família e escola a partir do estudo de caso de uma escola pública no interior de Minas Gerais entre os anos 60 e 90. Em um esforço de aproximação dos olhares sociológico e histórico sobre o tema partiu-se de um problema contemporâneo, vivenciado pelas escolas e famílias no Brasil, e buscou-se indícios nos documentos e na historiografia da educação elementos para a compreensão da construção dessa complexa relação.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Coutrim, R. M. da E., Carvalho, R. A. de, & Almeida, J. P. P. de. (2013). RELAÇÃO ESCOLA E FAMÃLIA: UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21716
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).