A "COLEÇÃO BIBLIOTECA DE EDUCAÇÃO" E A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS OBRAS ESCRITAS POR CLAPARÈDE, PIÈRON, BINET & SIMON E POR LOURENÇO FILHO
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo busca analisar qual concepção de criança e desenvolvimento infantil está presente nas seguintes obras publicadas pela Coleção Biblioteca de Educação: Psychologia Experimental, de Henri Piéron; A escola e a psychologia experimental, de Edouard Claparède; Testes para medida do desenvolvimento da inteligência nas crianças, de Alfred Binet e Th. Simon; Introdução ao estudo da escola nova e Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, ambas de Lourenço Filho. Os resultados apontam para a conclusão de que a concepção de criança e desenvolvimento infantil presente nas cinco obras anteriormente citadas parte do pressuposto de que o educador, para realizar uma educação plenamente verdadeira e eficiente, deve conhecer seu aluno. Este conhecimento é garantido pelas ciências base da biologia e da psicologia, ou seja, o professor deve apropriar-se delas para melhor conhecer seus alunos e garantir a educação desses últimos. Ao encontro dos conhecimentos proporcionados pela psicologia e pela biologia ascendem os testes mentais que podem ser entendidos como uma metodologia eficaz a guiar, então, o processo de aprendizagem.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Oliveira, P. M. de, & Arce, A. (2013). A "COLEÇÃO BIBLIOTECA DE EDUCAÇÃO" E A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS OBRAS ESCRITAS POR CLAPARÈDE, PIÈRON, BINET & SIMON E POR LOURENÇO FILHO. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21714
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).