A "COLEÇÃO BIBLIOTECA DE EDUCAÇÃO" E A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS OBRAS ESCRITAS POR CLAPARÈDE, PIÈRON, BINET & SIMON E POR LOURENÇO FILHO

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Priscila Marilia de Oliveira
Alessandra Arce

Resumo

Este artigo busca analisar qual concepção de criança e desenvolvimento infantil está presente nas seguintes obras publicadas pela Coleção Biblioteca de Educação: Psychologia Experimental, de Henri Piéron; A escola e a psychologia experimental, de Edouard Claparède; Testes para medida do desenvolvimento da inteligência nas crianças, de Alfred Binet e Th. Simon; Introdução ao estudo da escola nova e Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, ambas de Lourenço Filho. Os resultados apontam para a conclusão de que a concepção de criança e desenvolvimento infantil presente nas cinco obras anteriormente citadas parte do pressuposto de que o educador, para realizar uma educação plenamente verdadeira e eficiente, deve conhecer seu aluno. Este conhecimento é garantido pelas ciências base da biologia e da psicologia, ou seja, o professor deve apropriar-se delas para melhor conhecer seus alunos e garantir a educação desses últimos. Ao encontro dos conhecimentos proporcionados pela psicologia e pela biologia ascendem os testes mentais que podem ser entendidos como uma metodologia eficaz a guiar, então, o processo de aprendizagem.

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Como Citar
Oliveira, P. M. de, & Arce, A. (2013). A "COLEÇÃO BIBLIOTECA DE EDUCAÇÃO" E A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS OBRAS ESCRITAS POR CLAPARÈDE, PIÈRON, BINET & SIMON E POR LOURENÇO FILHO. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21714
Seção
Artigos