INSTRUIR E DISCIPLINAR: LITERATURA ESCOLAR PRODUZIDA POR JERÔNIMO ARANTES EM UBERLÂNDIA/MG, 1938-1939
Contenu principal de l'article
Résumé
Esse artigo discute os livros escolares escritos por Jerônimo Arantes em Uberlândia/MG durante os anos de 1938 e 1939. Neste período, o referido autor escreveu a Cartilha brasileira, Minha escola modelo,Meu aprendizado agrícola e Minha rica fazenda; os três últimos destinados ao ensino rural. Para a realização desta investigação consultamos os quatro livros citados, os jornais e revistas do período em questão, correspondência pessoal do autor e também a bibliografia específica referente ao tema. Nosso objetivo foi apreender as representações engendradas por esta literatura e as relações estabelecidas entre o conteúdo explorado nestes livros e a formação da sociedade de Uberlândia no que diz respeito à questão do processo de ordenamento social. Concluímos que os livros em questão reiteraram a necessidade de instituir a disciplina entre os alunos, transmitiram valores patrióticos e propagaram noções de positividade do trabalho.
Renseignements sur l'article
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Comment citer
Lima, S. C. F. de. (2009). INSTRUIR E DISCIPLINAR: LITERATURA ESCOLAR PRODUZIDA POR JERÔNIMO ARANTES EM UBERLÂNDIA/MG, 1938-1939. Cadernos De História Da Educação, 7. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1887