A ESCOLA COMO "SIMULADORA DA VIDA" E O FIM DO PRESTÃGIO DO ENSINO SECUNDÃRIO NOS ANOS 1950
Contenu principal de l'article
Résumé
Este é um trabalho sobre o ensino secundário, tendo como foco uma das questões mais recorrentes do universo dos assuntos educacionais: a qualidade de ensino. A opção por este foco justifica-se pelo fato de que, ao longo da história da educação, padrões de qualidade são criados e modificados, flexibilizados e substituídos. Uma incursão na história da educação brasileira no século XX permite perceber que nuances, na discussão da qualidade, acham-se apegadas a conjunturas de diversas durações e, muitas vezes, a valores culturais de um determinado agrupamento social em determinado tempo e espaço. A partir das perspectivas do grupo de colaboradores (técnicos do governo, pensadores da educação e professores universitários) que orbitava as páginas de Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), pergunta-se: Como este agrupamento de educadores e intelectuais pensava a questão da qualidade da escola secundária? O recorte temporal considera alguns indicativos de que uma nova base ideológica educacional foi instalada no governo nos anos em que Anísio Teixeira foi diretor do Inep (Freitas, 2001; Nunes, 2000; Gandini, 1995; Saavedra, 1988). Portanto, foi estabelecido, como período da pesquisa, a época em que a RBEP esteve sob sua orientação, fechando tal periodização no momento em que a historiografia aponta como "fechamento de um ciclo": o estabelecimento da Lei de Diretrizes e Bases que, pelo viés legal, poderia ser apontada como fim da Era Capanema, posto que revogou os fundamentos das leis orgânicas. O período deste estudo compreende, portanto, os anos de 1952 a 1961.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Braghini, K. M. Z. (2009). A ESCOLA COMO "SIMULADORA DA VIDA" E O FIM DO PRESTÃGIO DO ENSINO SECUNDÃRIO NOS ANOS 1950. Cadernos De História Da Educação, 7. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1884
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).