O DISCURSO MÉDICO SOBRE A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA POBRE VEICULADO PELA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1925-1930)

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Paula Cristina David Guimarães

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo investigar o discurso médico sobre a educação da infância pobre no periódico mais representativo na história da educação do estado de Minas Gerais, a Revista do Ensino. O recorte temporal desta investigação (1925-1930) se justifica por ter sido marcado por duas reformas educacionais que aconteceram no estado: a primeira realizada em 1925, sob o governo de Mello Vianna; e a segunda, a chamada Reforma Francisco Campos, que ocorreu em 1927, sob o governo de Antônio Carlos de Andrada. Na composição dessas duas reformas, várias ações foram implementadas para a ampliação da educação da infância pobre, sendo o discurso médico um dos principais discursos voltados a regenerar e, ao mesmo tempo, evitar a degeneração desta infância para a formação das "gerações vindouras".

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Comment citer
Guimarães, P. C. D. (2012). O DISCURSO MÉDICO SOBRE A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA POBRE VEICULADO PELA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1925-1930). Cadernos De História Da Educação, 10(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14628
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