EDUCAÇÃO E DOMÃNIO: ESCOLA COMO ILUSÃO DE INCLUSÃO SOCIAL DO "NEGRO" NO BRASIL DA DÉCADA DE 1930
Contenu principal de l'article
Résumé
Propomos a apresentação de determinado grupo social de descendentes de escravizados no Triân¬gulo Mineiro que, concomitantemente, elaborou táticas para organizar um espaço de dança — o samba — e a demanda por uma escola noturna para alfabetização de adultos. A estratégia para su¬prir a demanda do dominado foi a criação e oficialização da escola 13 de Maio e instalá-la no ocioso turno da noite no prédio do único grupo escolar da cidade, denominada à época de Villa Platina. Durante o dia, era ocupado por filhos de brancos e mulatos; na calada da noite, pelos negros e ne¬gras trabalhadores em atividades nada prestigiadas socialmente como construção civil e o emprego doméstico. Usamos como fontes atas da prefeitura municipal, jornais Folha de Ituiutaba (1930 a 1960) e A raça — publicação mantida pelos descendentes de africanos da Legião Negra de Uber¬lândia (1935), além das entrevistas com remanescentes do movimento negro daquele período.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Ribeiro, B. O. L., & da Silva, E. F. (2011). EDUCAÇÃO E DOMÃNIO: ESCOLA COMO ILUSÃO DE INCLUSÃO SOCIAL DO "NEGRO" NO BRASIL DA DÉCADA DE 1930. Cadernos De História Da Educação, 9(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11451
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).