EDUCAÇÃO E DOMÍNIO: ESCOLA COMO ILUSÃO DE INCLUSÃO SOCIAL DO "NEGRO" NO BRASIL DA DÉCADA DE 1930

Contenu principal de l'article

Betânia O. Laterza Ribeiro
Elizabeth Farias da Silva

Résumé

Propomos a apresentação de determinado grupo social de descendentes de escravizados no Triân¬gulo Mineiro que, concomitantemente, elaborou táticas para organizar um espaço de dança — o samba — e a demanda por uma escola noturna para alfabetização de adultos. A estratégia para su¬prir a demanda do dominado foi a criação e oficialização da escola 13 de Maio e instalá-la no ocioso turno da noite no prédio do único grupo escolar da cidade, denominada à época de Villa Platina. Durante o dia, era ocupado por filhos de brancos e mulatos; na calada da noite, pelos negros e ne¬gras trabalhadores em atividades nada prestigiadas socialmente como construção civil e o emprego doméstico. Usamos como fontes atas da prefeitura municipal, jornais Folha de Ituiutaba (1930 a 1960) e A raça — publicação mantida pelos descendentes de africanos da Legião Negra de Uber¬lândia (1935), além das entrevistas com remanescentes do movimento negro daquele período.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Ribeiro, B. O. L., & da Silva, E. F. (2011). EDUCAÇÃO E DOMÍNIO: ESCOLA COMO ILUSÃO DE INCLUSÃO SOCIAL DO "NEGRO" NO BRASIL DA DÉCADA DE 1930. Cadernos De História Da Educação, 9(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11451
Rubrique
Articles
Biographie de l'auteur-e

Betânia O. Laterza Ribeiro

Link do lattes a>