AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM E O DESENVOLVIMENTO DESTA PROFISSÃO NO BRASIL
Contenu principal de l'article
Résumé
A partir da concepção dialética do conhecimento, este texto procura contribuir para o debate, reflexão e compreensão das forças sociais, políticas, econômicas e culturais que marcaram a cons¬trução do exercício profissional da enfermagem no Brasil e das primeiras escolas a ela relaciona¬das. Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia, sob o Protocolo de Registro nº. 079/08, tem, como fontes de estudos, dispositivos legais do Ministério da Educação e Cultura, Ministério da Saúde, documentos impressos e manuscritos existentes no Arquivo Público de Uberlândia, como também, nos arquivos do Centro de Pesquisa e Documen¬tação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas e do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Stutz, B. L. (2011). AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM E O DESENVOLVIMENTO DESTA PROFISSÃO NO BRASIL. Cadernos De História Da Educação, 9(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11450
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).