AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM E O DESENVOLVIMENTO DESTA PROFISSÃO NO BRASIL

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Beatriz Lemos Stutz

Résumé

A partir da concepção dialética do conhecimento, este texto procura contribuir para o debate, reflexão e compreensão das forças sociais, políticas, econômicas e culturais que marcaram a cons¬trução do exercício profissional da enfermagem no Brasil e das primeiras escolas a ela relaciona¬das. Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia, sob o Protocolo de Registro nº. 079/08, tem, como fontes de estudos, dispositivos legais do Ministério da Educação e Cultura, Ministério da Saúde, documentos impressos e manuscritos existentes no Arquivo Público de Uberlândia, como também, nos arquivos do Centro de Pesquisa e Documen¬tação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas e do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz.

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Comment citer
Stutz, B. L. (2011). AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM E O DESENVOLVIMENTO DESTA PROFISSÃO NO BRASIL. Cadernos De História Da Educação, 9(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11450
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