Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.
La soumission n'a pas déjà été publiée et n'est pas considérée actuellement par une autre revue. Si ce n'est pas le cas, fournir une explication dans le champ "Commentaires au rédacteur".
Le fichier de la soumission est dans un des formats de fichier suivants : OpenOffice, Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.
Lorsque possible, les URL des références ont été fournies.
Le texte est à simple interligne, utilise une police de 12 points, emploie l'italique plutôt que le souligné (sauf pour les adresses URL) et place toutes les illustrations, figures et tableaux aux endroits appropriés dans le texte plutôt qu'à la fin.
Le texte se conforme aux exigences stylistiques et bibliographiques décrites dans les Directives aux auteurs, qui se trouvent dans la section « À propos de la revue ».
Directives aux auteurs-es
Natureza das Colaborações São aceitos para avaliação originais de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estejam vinculados à área de História e Historiografia da Educação, os quais deverão ser destinados a uma das seguintes seções: dossiês, artigos, debates, comunicações, entrevistas, documentos e resenhas.
Idiomas Cadernos de História da Educação recebe originais e publica textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.
Traduções e versões dos textos originais Após a aprovação para publicação dos textos com originais redigidos em português, espanhol, francês e italiano, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar a versão integral em inglês para publicação bilíngue. No caso de originais redigidos em inglês, a versão integral do texto a ser enviada deverá ser em português.
Autoria Três é o número máximo de autores de uma proposta de publicação. Destes, um deles terá que possuir necessariamente a titulação em nível de Doutorado e, os outros dois, terão que possuir, no mínimo, a titulação em nível de Mestrado. Eventuais necessidades de mencionar a colaboração de outros pesquisadores ou mesmo de orientandos de iniciação científica poderão ser feitas exclusivamente em nota de rodapé inserida a partir do título ou logo no início do artigo.
Apresentação dos originais O arquivo eletrônico do material para publicação deverá ser encaminhado pelo OJS em uma versão recente do programa Word for Windows. O texto deve ser configurado com todas as margens em 2,5 cm, com cabeçalho e rodapé em 1,25 cm, sendo utilizado o papel A4. O texto deve ter entrelinhas simples, alinhamento justificado e fonte Times New Roman com tamanho 12. Os textos deverão conter título, resumo e três palavras-chave, necessariamente, em português, inglês e espanhol. Quando o idioma do original for diferente destes passarão a ser quatro os idiomas para título, resumo e palavras-chave. No caso do resumo, o mínimo é de 50 e o máximo é de 150 palavras. A extensão mínima e máxima dos originais deve ser: para as seções de dossiê, artigos, entrevistas, documentos e traduções, de 10 a 20 páginas; para as seções de debates, comunicações, entrevista e documentos, de 05 a 15 páginas; para a seção de resenhas, de 03 a 05 páginas.
Ilustrações As ilustrações deverão ser de boa qualidade, inseridas no texto submetido, devidamente acompanhadas de títulos e legendas.
Referências Devem ser apresentadas de modo completo ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT ou de outro sistema reconhecido pela comunidade científica, sob pena de inviabilizar a publicação.
Notas de Rodapé As notas de rodapé, caso utilizadas, deverão ser numeradas e inseridas pelo Word for Windows e aparecerem no pé de página.
Revisão gramatical e de normas técnicas: obrigatória Os textos submetidos à avaliação devem ter seu encaminhamento ao periódico precedido necessariamente por rigorosa e minuciosa revisão gramatical e de normas técnicas, sob pena de inviabilizar a publicação.
Proposição de dossiês A proposição de dossiês para publicação no periódico deve ser feita por seu(s) organizador(es), no máximo em número de dois. A proposta inicial deverá ser enviada para o periódico pelo e-mail che@faced.ufu.br. Ela deverá possuir no mínimo 05 e no máximo 07 artigos. Nas propostas com 05 ou 06 artigos, pelo menos 02 artigos devem ter autores principais estrangeiros e vinculados a instituições acadêmicas do exterior. Nas propostas com 07 artigos, pelo menos 03 artigos devem ter autores principais estrangeiros e vinculados a instituições acadêmicas do exterior. Os autores, de modo geral, devem estar vinculados a instituições acadêmicas diversas, com no máximo 02 artigos que poderão ser provenientes de autores vinculados a uma mesma instituição acadêmica. Da proposta a ser encaminhada pelos organizadores deverão constar: o título do dossiê; o nome e a vinculação institucional do(s) organizador(es); o título dos artigos, acompanhado do(s) nome(s) do(s) autor(es), com a indicação da(s) instituição(ões) de vínculo e país; o resumo geral do dossiê; os resumos específicos dos artigos. Após avaliação inicial pela comissão editorial, o(s) organizador(es) será(ão) comunicado(s) do resultado, com informações sobre o prazo para envio dos originais e sobre a perspectiva de publicação. Após o recebimento dos originais no periódico, eles serão enviados para os pareceristas. Caso sejam aprovados todos os artigos, eles seguirão para publicação em forma de dossiê. Todavia, caso ocorram reprovações que inviabilizem a publicação do material em forma de dossiê, os originais que tiverem sido aprovados serão publicados na seção de artigos. Após a aprovação para publicação dos textos com originais redigidos em português, espanhol, francês e italiano, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar a versão integral em inglês para publicação bilíngue. No caso de originais redigidos em inglês, a versão integral do texto a ser enviada deverá ser em português.
Mention de droit d'auteur
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).