María Montessori: pedagoga feminista y transnacional

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Norberto Dallabrida

Resumen

A relevância pedagógica do método Montessori deve-se ao fato de desenvolver a autonomia nas crianças por meio do uso de materiais didáticos afeitos à cultura infantil, dando nova formatação à sala de aula. Os materiais montessorianos são autocorretivos, deslocando a centralidade da aprendizagem para o aluno. Dessa forma, o docente transforma-se em um facilitador da aprendizagem, que deve observar muito, como um cientista, e orientar as atividades das crianças. Munida de um conhecimento multidisciplinar adquirido no campo da Medicina, da Antropologia e da Pedagogia e com uma sensibilidade excepcional, Montessori passou a problematizar a educação “tradicional” porque ela inibia a aprendizagem da criança. Para tanto, buscou reler obras dos autores da tradição inovadora da Educação Nova, cujo ponto de partida é o Emílio de Rousseau, que teve desdobramentos em experiências e ideias de Pestalozzi e de Froebel. Apropriou-se também de reflexões de Itard e Séguin, médicos franceses que realizaram um trabalho educativo pioneiro com crianças com deficiência. Montessori foi enriquecendo e adensando as suas ideias pedagógicas e os seus ensaios na educação de crianças à luz de acenos positivos, bem como de críticas e de sugestões. Contudo, sustentou o núcleo pedagógico do seu método, que comungava com várias premissas do movimento da Educação Nova mas tinha uma singularidade inconfundível.

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Cómo citar
Dallabrida, N. (2024). María Montessori: pedagoga feminista y transnacional. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–69. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-69
Sección
Reseñas
Biografía del autor/a

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-5100-2028
http://lattes.cnpq.br/7488521314793134
norbertodallabrida@gmail.com

Citas

SEVESO, Gabriella. Maria Montessori: uma pedagoga que atravessa fronteiras. Curitiba: Editora Appris, 2024.