Formación, asociacionismo y condiciones de trabajo del magisterio primario rural pernambucano a través de la óptica del Jornal do Professor (1955-1962)

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Iracema Santos Carvalho dos Anjos
Virgínia Pereira da Silva de Ávila

Resumen

Este estudo examina aspectos da formação, dos espaços de atuação, das condições de trabalho e da associação da classe de professores do magistério primário rural do Estado de Pernambuco, veiculados no Jornal do Professor, órgão de divulgação do Centro de Professorado Primário de Pernambuco (CPPP), no período de 1955 a 1962. A delimitação temporal tem como marco o primeiro e o último ano de circulação dos exemplares disponíveis no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, em Recife (PE). As publicações mostram a expansão do ensino primário rural, a criação de Escolas Normais e de cursos de especialização para os professores atuantes nas Escolas Típicas Rurais, nos Clubes Agrícolas e nas Escolas Granjas. A pedagogia da área rural diferenciava-se da rural-urbana, esta realidade foi por vezes a causa de conflitos entre os professores pelo isolamento das escolas rurais na área rural, as precárias condições de trabalho e os vencimentos que os diferenciavam.

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Anjos, I. S. C. dos, & Ávila, V. P. da S. de. (2024). Formación, asociacionismo y condiciones de trabajo del magisterio primario rural pernambucano a través de la óptica del Jornal do Professor (1955-1962). Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–35. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-35
Sección
Artículos

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