Los jesuitas en una perspectiva globalizada: aportes de un ensayo de crítica histórica
Contenido principal del artículo
Resumen
Maria Juraci Maia Cavalcante reúne neste ensaio os resultados de dez anos de pesquisa acerca da presença jesuíta no Brasil e em Portugal. Conforme a autora esclarece, seu interesse inicial estava na expulsão dos jesuítas de Portugal no início do século XX e sua vinda para o Brasil a compor um projeto de educação nacional no período republicano. O levantamento e estudo das fontes apontou para outras questões adjacentes ao entendimento dos significados da ação jesuítica no Nordeste e revelou necessidade de um recuo temporário à chegada dos inacianos ao Brasil no século XVI. Com isso, o trabalho final se tornou abrangente ao abordar a ação jesuítica no Brasil desde o período colonial até a primeira metade da República, no século XX e pode ser considerado por isso, uma história de longa duração. O ensaio reúne textos produzidos durante a pesquisa (2010-2020), muitos dos quais passaram pelo crivo de eventos importantes no campo da história da educação como Congresso Luso-brasileiro de História da Educação (COLUBHE), Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE), reuniões da Associação Nacional dos Pesquisadores em História (ANPUH) entre outros.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Citas
CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. Os Jesuítas: a escrita de si no corpo historiado dos índios: reflexões sobre o papel da sua ação missionária na experimentação de uma pedagogia moderna: um ensaio de crítica histórica. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021.