The jesuits in a globalized perspective: contributions of an essay of historical criticismo

Main Article Content

Jane Elisa Otomar Buecke

Abstract

Maria Juraci Maia Cavalcante reúne neste ensaio os resultados de dez anos de pesquisa acerca da presença jesuíta no Brasil e em Portugal. Conforme a autora esclarece, seu interesse inicial estava na expulsão dos jesuítas de Portugal no início do século XX e sua vinda para o Brasil a compor um projeto de educação nacional no período republicano. O levantamento e estudo das fontes apontou para outras questões adjacentes ao entendimento dos significados da ação jesuítica no Nordeste e revelou necessidade de um recuo temporário à chegada dos inacianos ao Brasil no século XVI. Com isso, o trabalho final se tornou abrangente ao abordar a ação jesuítica no Brasil desde o período colonial até a primeira metade da República, no século XX e pode ser considerado por isso, uma história de longa duração. O ensaio reúne textos produzidos durante a pesquisa (2010-2020), muitos dos quais passaram pelo crivo de eventos importantes no campo da história da educação como Congresso Luso-brasileiro de História da Educação (COLUBHE), Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE), reuniões da Associação Nacional dos Pesquisadores em História (ANPUH) entre outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Buecke, J. E. O. (2023). The jesuits in a globalized perspective: contributions of an essay of historical criticismo. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–227. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-227
Section
Reviews
Author Biography

Jane Elisa Otomar Buecke, Universidade do Estado do Pará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5055-4210
http://lattes.cnpq.br/0600525207700699
janebuecke@yahoo.com.br

References

CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. Os Jesuítas: a escrita de si no corpo historiado dos índios: reflexões sobre o papel da sua ação missionária na experimentação de uma pedagogia moderna: um ensaio de crítica histórica. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021.