Formando braços para a lavoura durante a Primeira República: o "Aprendizado Agrícola Borges Sampaio" em Uberaba/MG

Contenido principal del artículo

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
Marilsa Aparecida Alberto Assis Souza
José Carlos Souza Araújo

Resumen

Este artigo refere-se ao Aprendizado Agrícola Borges Sampaio, instituição de ensino técnico que preparava trabalhadores para as lavouras, criada em Uberaba (MG), em 1916. Foram levantados alguns aspectos da história da instituição, tendo como referência as políticas públicas direcionadas a esta modalidade de ensino. As fontes utilizadas foram as mensagens dos presidentes do estado e uma notícia veiculada na imprensa local. A partir da coleta, análise e interpretação dessas fontes, estabeleceu-se o diálogo entre a realidade local com espaços e temporalidades mais amplos. Embora tendo como objeto uma instituição específica, este trabalho pretende dialogar com outras pesquisas que abordam temática semelhante, contribuindo para a construção da história do ensino profissional em Minas Gerais

Educating arms to work on crops during Brazilian First Republic: Agricultural Learning Borges Sampaio, Uberaba, MG

Abstract This study focuses on the history of a school established in Uberaba, Minas Gerais State, in 1916, aiming to train workers for plantations. The text presents historical aspects of the institution in association with public policies for this type of education. Its sources include messages from state governors and a piece of news published in local press. The gathering, analysis and interpretation of these sources were articulated in a dialogue between local reality and wider spaces and temporalities. Although it approaches a specific institution, this study seeks to dialogue with other researches that address similar issues aiming to help writing the history of schools for professional training in Minas Gerais state. Keywords: school to train workforce - professional training - Minas Gerais

Formación de brazos para trabajar en los cultivos durante la Primera República brasileña: "Aprendizado Agrícola Borges Sampaio, Uberaba, MG

Resumen Este estudio se centra en la historia de una escuela establecida en Uberaba (MG), en 1916, con el fin de formar trabajadores para las plantaciones. El texto presenta aspectos de la historia de la institución en asociación con las políticas públicas para este tipo de educación. Las fuentes de estudio incluyen mensajes de gobernadores y una noticia publicada en la prensa local. La búsqueda, análisis e interpretación de estas fuentes articula un diálogo entre realidad local y temporalidades y espacios más amplios. Aunque que el texto enfoque una institución específica, su discusión busca dialogar con otros estudios sobre cuestiones similares que posan ayudar a escribir la historia de las escuelas centradas en la formación profesional en Minas Gerais. Palabras clave: escuelas para formar trabajadores - formación profesional - Minas Gerais

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Ribeiro, B. de O. L., Souza, M. A. A. A., & Araújo, J. C. S. (2017). Formando braços para a lavoura durante a Primeira República: o "Aprendizado Agrícola Borges Sampaio" em Uberaba/MG. Cadernos De História Da Educação, 16(2), 334–347. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/39591
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado em Psiquiatria, Neurologia e Psicologia Médica concluído na Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa de História e Historiografia da Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: betania@pontal.ufu.br.

Marilsa Aparecida Alberto Assis Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação, Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação, do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. E-mail: marilsaalberto@yahoo.com.br.

José Carlos Souza Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação na área de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: jcaraujo.ufu@gmail.com