INSTITUIÇÕES ESCOLARES: CONCEITO, HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E PRÁTICAS

Contenido principal del artículo

Dermeval Saviani

Resumen

O presente artigo trata do conceito de instituição em seus desdobramentos para a história, historiografia e práticas das instituições educativas. O texto se encontra estruturado em dois momentos. No primeiro, partindo das quatro acepções do termo "instituição", destaca suas principais características, buscando precisar o significado da expressão "instituições educativas". No segundo momento lança idéias para a história, a historiografia e a análise das práticas das instituições escolares, trazendo elementos para o debate sobre a utilização da noção de "cultura escolar" na análise das práticas pedagógicas e para a compreensão da origem e desenvolvimento histórico da escola, vista como um fenômeno de continuidade na descontinuidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Saviani, D. (2008). INSTITUIÇÕES ESCOLARES: CONCEITO, HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E PRÁTICAS. Cadernos De História Da Educação, 4. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/382
Sección
Artículos