IGREJA X EDUCAÇÃO: O PAPEL DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES NA FORMAÇÃO DA ELITE FEMININA

Contenido principal del artículo

Miguel André Berger

Resumen

O presente estudo resgata a trajetória e os objetivos, as diretrizes administrativas e pedagógicas norteadoras do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, um dos principais redutos da Educação da elite feminina em Sergipe, fundado em 1904. Este colégio, mantido pela Igreja Católica, constituiu um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino, visando à formação da mulher das classes dominantes em Sergipe. A igreja católica procurava, via ensino, retomar o poder e moldar consciências, favorecendo a formação de umamulher dócil, meiga e devotada para cumprir suas funções de esposa e mãe, de acordo com o perfil que a sociedade daquela época mantinha em relação ao sexo feminino.O estudo revelou o desenvolvimento de uma prática pedagógica e avaliativa, pautada nos moldes do ensino tradicional, a participação das alunas nas atividades didáticas, nas festas religiosas e cívicas, bem como as formas de resistência ao sistema de controle ao qual estavam submetidas para preservação do ideário católico conservador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Berger, M. A. (2008). IGREJA X EDUCAÇÃO: O PAPEL DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES NA FORMAÇÃO DA ELITE FEMININA. Cadernos De História Da Educação, 3. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/373
Sección
Dossiê: História das instituições escolares