Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil

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Justino Magalhães

Resumen

Resumo:

Este texto tem como temática de fundo a representação da educação, particularmente a escrita da educação. Como representação da educação e senhores da escrita, emergem o intelectual e os intelectuais. O texto começa por abordar a educação-instituição, após o que é apresentada uma epistemologia centrada na relação entre os intelectuais e a educação-instituição, congregando as noções de intelectividade, educabilidade, historicidade. Na parte final, depois de uma incursão interdisciplinar e de uma perspectiva histórico-pedagógica sobre os contextos de inovação e regimentação escolares, apresento um contributo da história da educação para o conhecimento dos intelectuais na educação. Tomam-se como referências a proposta portuguesa Bases para a Solução dos Problemas da Educação Nacional, subscrita pelos intelectuais da Seara Nova, e os manifestos brasileiros O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados (1959).

Palavras-chave: Escrita da Educação; Intelectuais; História da Educação; Intelectividade; Educabilidade; Historicidade

 Intellectuals and History of Education in Portugal and Brazil

Abstract:

This text has, as background thematic representation of education, particularly the writing of education. As a representation of education and writing masters, emerge the intellectual and intellectuals. The text begins by addressing education-institution, after which it is presented an epistemology centered on the relationship between the intellectual and education-institution, bringing together the notions of intelectivity, educability, historicity. At the end, after an interdisciplinary view and a historical and educational perspective on the innovation of school contexts and regimentation, I present a contribution of the history of education for the knowledge of intellectuals in education. I take as references the Portuguese proposal Bases para a Solução dos Problemas da Educação Nacional, signed by intellectuals of Seara Nova, and the Brazilians manifests O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados (1959).

Keywords: Education writing; Intellectuals; History of Education; Intelectivity; Historicity

 

 Intelectuales e Historia de la Educación en Portugal y Brasil

Resumen:

Este texto tiene como temática de fondo la representación de la educación, particularmente la escritura de la educación. Como representación de la educación y señores de la escritura, emergen el intelectual y los intelectuales. El texto comienza abordando la educación-institución, después de que se presente una epistemología centrada en la relación existente entre los intelectuales y la educación-institución, congregando las nociones de intelectualidad, educabilidad, historicidad. En la parte final, después de una incursión interdisciplinar y de una perspectiva histórico-pedagógica sobre los contextos de innovación y reglamentación escolar, se presenta la aportación de la historia de la educación al conocimiento de los intelectuales en educación. Se toman como referencia la propuesta portuguesa Bases para a Solução dos Problemas da Educação Nacional, suscrita por los intelectuales de Seara Nova, y los manifiestos brasileños O Manifesto dos Pioneros da Educação Nova (1932) y Manifesto dos Educadores: Mais Uma vez convocados (1959).

Palabras clave: Escritura de Educación, Intelectuales, Historia de la Educación, Intelectualidad, Educabilidad, Historicidad


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Cómo citar
Magalhães, J. (2016). Intelectuais e história da educação em Portugal e Brasil. Cadernos De História Da Educação, 15(1), 299–322. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/34639
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Justino Magalhães, Universidade de Lisboa

Doutor em Educação pela Universidade do Minho, em Portugal, com pós-doutoramentos realizados no Service Histoire