O leitor, o escriba, o pensador: um olhar crítico sobre a história da instrução da leitura e da escrita nos Estados Unidos

Contenido principal del artículo

E. Jennifer Monaghan
E. Wendy Saul

Resumen

Resumo:

Utilizam-se exemplos históricos para explorar a disparidade na atenção dada à leitura e à escrita. Definições de leitura e escrita, a relação entre teoria e prática, o marketing dos materiais curriculares e o impacto de forças sociais e políticas são todos vistos como fatores que permitem a compreensão das mudanças ocorridas nesses campos.

Palavras-chave: Leitura, Escrita, Estados Unidos, Letramento, Livro didático.

The Reader, the Scribe, the Thinker: A Critical Look at the History of American Reading and Writing Instruction

Abstract

Historical examples are used to explore the disparity in attention given to reading and writing. Definitions of reading and writing, the relationship of theory and practice, the marketing of curricular materials, and the impact of social and political forces are all seen as factors in understanding change in these fields.

Keywords: reading, writing, United States, literacy, textbook.

 

 El lector, el escriba, el pensador: una visión crítica sobre la historia de la instrucción de la lectura y de la escrita en los Estados Unidos

Resumen

Se utilizan ejemplos históricos para explorar la disparidad en la atención dada a la leitura y a la escrita. Definiciones de leitura y escrita, la relación entre teoría y práctica, el marketing de los materiales curriculares y el impacto de fuerzas sociales y políticas son todos vistos como factores que permiten la comprensión de las transformaciones ocurridas en esos campos. Tales categorías son utilizadas entonces para explicar la atención irregular dada a la lectura en todo el período examinado.

Palabras-clave: Lectura, Escrita, Estados Unidos, Letramento, Libro didáctico


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Monaghan, E. J., & Saul, E. W. (2016). O leitor, o escriba, o pensador: um olhar crítico sobre a história da instrução da leitura e da escrita nos Estados Unidos. Cadernos De História Da Educação, 15(1), 108–140. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/34629
Sección
Dossiê: Tópicos de História da Educação nos Estados Unidos (entre os séculos XIX e XX)
Biografía del autor/a

E. Jennifer Monaghan, University of New York

Um dos maiores nomes norte-americanos em história do letramento, especialmente dos tempos coloniais e do século XIX. Foi professora emérita de Inglês no Brooklyn College da City University of New York. Sua tese de doutorado, defendida em 1983 - Noah Webster

E. Wendy Saul, University of Missouri

Doutor em Educação: Curriculum and Instruction pela Universidade de Wisconsin-Madison. Sua formação em alfabetização crítica e história da leitura e da escrita está no centro do que ensina e pesquisa.