SIMULAÇÃO E OFENSIVA - MOVIMENTAÇÕES CATÓLICAS E REIVINDICAÇÃO DO ENSINO DA RELIGIÃO NO CURSO LICEAL (PORTUGAL, DÉCADA DE 1890)

Contenido principal del artículo

José António Afonso

Resumen

Nos anos finais de 1890, e tendo como detonador a Reforma do Ensino Secundário, estimulada por Jaime Moniz, em 1895, geraram-se múltiplas reações. Umas foram protagonizadas pelos diferentes setores liberais, e outras dinamizadas pelos movimentos neocatólicos, ambas, no essencial, visaram contestar diversos aspetos da Reforma. Interessa-nos dissecar os argumentos dos católicos, particularmente, por um inesperado objetivo: a urgente necessidade de instituir a disciplina de Ensino Católico. O cerne do debate residiu precisamente na retórica utilizada para legitimar essa reivindicação, que ultrapassando o mero registo de uma putativa disciplinar curricular, se embebe no âmago da intrínseca natureza da dinâmica de modernização da sociedade portuguesa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Afonso, J. A. (2014). SIMULAÇÃO E OFENSIVA - MOVIMENTAÇÕES CATÓLICAS E REIVINDICAÇÃO DO ENSINO DA RELIGIÃO NO CURSO LICEAL (PORTUGAL, DÉCADA DE 1890). Cadernos De História Da Educação, 13(1). https://doi.org/10.14393/che-v13n1-2014-2
Sección
Dossiê: dimensões laico e religiosas no espaço Luso-Brasileiro nos séculos XIX e XX