O PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÃRIA EM MINAS GERAIS: ALGUNS DEVERES HIGIENISTAS, NACIONALISTAS E PEDAGÓGICOS (1906-1927)
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo apresenta alguns deveres específicos, propostos pelo governo do Estado de Minas Gerais para o professor da escola primária no período de 1906 a 1927, a fim de torná-lo um agente de produção e reprodução de pressupostos de modernidade e progresso. Para efeito analítico, os deveres docentes foram agregados em três categorias - higienistas, nacionalistas e pedagógicas -,a partir da legislação e de mensagens dos presidentes do Estado. Em suma, dois aspectos foram constatados. De um lado, o Estado para ser moderno viu-se obrigado a incluir uma organização racional e hierárquica do ensino e da carreira docente, e, do outro, a valer-se de estratégias de controle do trabalho docente, ainda que, quase sempre, esbarrasse nas resistências dos sujeitos que participavam do cotidiano escolar.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Freitas, V. G. P. de, & Durães, S. J. A. (2014). O PROFESSOR DA ESCOLA PRIMÃRIA EM MINAS GERAIS: ALGUNS DEVERES HIGIENISTAS, NACIONALISTAS E PEDAGÓGICOS (1906-1927). Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-20
Número
Sección
Artículos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).