POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS 1950: PROBLEMATIZANDO OS "ANOS DOURADOS" DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho tece considerações sobre a memória que se cristalizou sobre uma das mais tradicionais instituições de formação de professores da cidade do Rio de Janeiro. Partindo da hipótese segundo a qual os idílicos anos dourados apresentam-se como uma construção e mais do que isso - um clichê nostálgico - busca-se, nos limites desse texto, apontar para algumas possibilidades no sentido de apreender evidências capazes de relativizar essa construção já transformada em senso-comum. Nesse sentido, o artigo propõe a discussão das teorias que Pierre Nora (1993) e Jacques Le Goff (1996) estabelecem a respeito das categorias história e memória, bem como a articulação entre as políticas de formação docente e o processo de redemocratização vivido pela sociedade brasileira especialmente no âmbito da cidade do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Lopes, S. de C. (2013). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS 1950: PROBLEMATIZANDO OS "ANOS DOURADOS" DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-20
Número
Sección
Artículos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).