EDUCADORAS MISSIONÃRIAS NA PROVÃNCIA DE SÃO PAULO EM FINAIS DO SÉCULO XIX: FRAGMENTOS DE SUA PASSAGEM PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Contenido principal del artículo
Resumen
Nos anos finais do século XIX a Província de São Paulo contava, além das escolas públicas, particulares e católicas, com as escolas americanas protestantes fundadas pelos missionários norte-americanos. Essas escolas passaram a fazer parte da oferta de ensino regular num sistema escolar que tentava firmar-se na educação paulista e chegaram mesmo a destacar-se no cenário nacional, sendo reconhecidas pelas autoridades brasileiras, colaborando na construção da cultura, nacionalidade e identidade do País. Ao ressaltarem a necessidade de educação para as mulheres e o magistério feminino como forma de elevação moral e espiritual, de acordo com seus preceitos religiosos, e instituírem a coeducação dos sexos, descortinaram uma nova perspectiva educacional, diferente da pregada pelos colégios católicos e até mesmo pelo ensino público.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Almeida, J. S. de. (2013). EDUCADORAS MISSIONÃRIAS NA PROVÃNCIA DE SÃO PAULO EM FINAIS DO SÉCULO XIX: FRAGMENTOS DE SUA PASSAGEM PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-13
Número
Sección
Artículos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).