SER PROFESSOR: DA DIVISÃO DO TRABALHO À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DO TRABALHO DIDÁTICO

Contenido principal del artículo

José Carlos Souza Araujo

Resumen

O objeto deste artigo é compreender o enunciado que o título denota: trata­se de compreender os contornos da profissão docente associada desde o andamento da primeira revolução industrial aos nossos dias. Três aspectos são correlatos e inerentes à profissão docente: a participação da divisão do trabalho, a organização do trabalho pedagógico e a organização do trabalho didático. Certamente, estes não são compreensíveis, se desvinculados do processo de escolarização de então, nem mesmo da institucionalização escolar no período em apreço. Em relação à questão da associação entre a divisão do trabalho e as organizações do trabalho pedagógico e do trabalho didático, busca este artigo conceituar e historiar, pelas posições de diferentes autores clássicos europeus e brasileiros, tais locuções. Entre eles, encontram­se Kant, Lakanal, Herbart, Buisson, A. A. de Oliveira, Lourenço Filho e Lorenzo Luzuriaga.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Araujo, J. C. S. (2009). SER PROFESSOR: DA DIVISÃO DO TRABALHO À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DO TRABALHO DIDÁTICO. Cadernos De História Da Educação, 8(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2280
Sección
Artículos