CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O EXERCÃCIO DOCENTE: SINAIS DE UM PROJETO EDUCACIONAL OITOCENTISTA
Contenido principal del artículo
Resumen
Este estudo propõe apontamentos de uma hipótese em construção. Elege as condições materiais de exercício do magistério em Goiás, apreendidas na fala oficial do século XIX, como possibilidade de interpretação de um suposto projeto educacional oitocentista. Ao se deparar com a fala oficial da atualidade, nota a minimização das condições materiais, o enaltecimento do capital humano e a diminuição de custos, uma equação que dá visibilidade a um projeto que revela intimidade com os pressupostos neoliberais. Tal constatação fertiliza o propósito de explicitar nas condições materiais das escolas, as pegadas de um suposto projeto educacional em curso na Província de Goiás, no século XIX.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Barra, V. M. L. da. (2009). CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O EXERCÃCIO DOCENTE: SINAIS DE UM PROJETO EDUCACIONAL OITOCENTISTA. Cadernos De História Da Educação, 7. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1890
Número
Sección
Artículos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).