CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O EXERCÃCIO DOCENTE: SINAIS DE UM PROJETO EDUCACIONAL OITOCENTISTA
Main Article Content
Abstract
Este estudo propõe apontamentos de uma hipótese em construção. Elege as condições materiais de exercício do magistério em Goiás, apreendidas na fala oficial do século XIX, como possibilidade de interpretação de um suposto projeto educacional oitocentista. Ao se deparar com a fala oficial da atualidade, nota a minimização das condições materiais, o enaltecimento do capital humano e a diminuição de custos, uma equação que dá visibilidade a um projeto que revela intimidade com os pressupostos neoliberais. Tal constatação fertiliza o propósito de explicitar nas condições materiais das escolas, as pegadas de um suposto projeto educacional em curso na Província de Goiás, no século XIX.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
Barra, V. M. L. da. (2009). CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O EXERCÃCIO DOCENTE: SINAIS DE UM PROJETO EDUCACIONAL OITOCENTISTA. Cadernos De História Da Educação, 7. Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1890
Issue
Section
Papers
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).