REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA-PARANÁ (1915-1960)
Contenido principal del artículo
Resumen
O objetivo deste trabalho é estudar as representações sobre a relação professor-aluno na história da educação de Guarapuava, PR. O recorte temporal cobre o período de 1915 a 1960, sendo justificado pelo fato de ser esse o momento em que a estrutura educacional do município é formada. Apoiando-nos, principalmente, em jornais publicados na cidade, dividimos o texto em duas partes: na primeira, contextualizamos o processo de escolarização do Estado do Paraná e de Guarapuava a partir do final do século XIX. Na segunda analisamos diferentes representações sobre professor, aluno e suas relações em Guarapuava. Como resultados, pudemos verificar que as referidas relações foram discutidas de forma intensa na cidade e o relacionamento entre professores e alunos foi assumido como parâmetro da modernidade pedagógica que deveria tomar lugar nas práticas educacionais que, então, se institucionalizavam.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Junior, C. H. (2012). REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA-PARANÁ (1915-1960). Cadernos De História Da Educação, 11(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/17531
Número
Sección
Artículos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).