OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO NO PROGRAMA DA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO (1839)

Contenido principal del artículo

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
Juscelino Pereira Neto

Resumen

Análise da visão sobre a atuação dos padres jesuítas na formação da cultura brasileira no período colonial expressa no programa da Revista do Instituto e Geográfico Brasileiro intitulado "Qual seria hoje o melhor systema de colonizar os índios entranhados em nossos sertões" e também no discurso inaugural, ambos de autoria do Cônego Januário da Cunha Barbosa (1780-1846). A visão, favorável à ação dos jesuítas, foi determinante para a composição de um nacionalismo elitista e europeizante no Brasil do século XIX. Tal perspectiva foi atualizada na proposta de interpretação da nossa história feita por Karl Friederich Philipp Von Martius (1794-1868) que, com a dissertação "Como se deve escrever a História do Brasil", publicada na Revista do IHGB em 1845, venceu um concurso promovido pelo Instituto. Essa visão está também presente no texto "Ensaio sobre os jesuítas" (1854) de autoria de Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro (1825-1876) publicado na Revista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Toledo, C. de A. A. de, & Neto, J. P. (2011). OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO NO PROGRAMA DA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO (1839). Cadernos De História Da Educação, 9(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11453
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo

Link do lattes a>